MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Do livro: Médicos Maranhenses de Aymoré Alvim.


Dr. Odilon Soares era filho de Otaviano Duarte Soares, advogado provisionado, farmacêutico prático, professor leigo e autodidata, residente em São Bento – MA. Contraiu núpcias com dona Thereza da Silva Soares com quem teve oito filhos dos quais Odilon era um deles. Em 1889, a família mudou-se para a Vila de Pinheiro onde, em primeiro de janeiro de 1902, nasceu Odilon.
Iniciou as primeiras letras com o pai, em Pinheiro, e completou o curso primário em São Bento para onde a família retornou, em 1909.
Em São Luís, concluiu o ginásio e o científico, no Liceu Maranhense. Os estudos superiores foram iniciados na Faculdade de Direito de São Luís onde cursou o primeiro ano. Com a notícia de sua aprovação no vestibular da Faculdade de Medicina do R
...io de Janeiro, viajou e em 1923 iniciou o curso. Colou grau, inicialmente, em Farmácia e um ano depois, em 1928, concluiu o curso médico com a tese: Contribuição ao estudo das apófises pterigoides.
Voltando ao Maranhão, criou e desenvolveu um programa de prevenção, controle e tratamento da tuberculose, além de outras atividades no campo médico.
Foi fundador e professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Maranhão, da Faculdade de Filosofia e da Faculdade de Ciências Medicas do Maranhão.
Foi um dos grandes intelectuais do Estado. Possuidor de vasta cultura, era poliglota, tendo traduzido várias obras estrangeiras inclusive do escritor alemão Goethe.
Dr. Odilon era membro da Academia Maranhense de Letras onde ocupou a Cadeira de Nº 14 patroneada por Nina Rodrigues e sócio benemérito e fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
No campo político, foi Deputado federal pelo Maranhão e muito trabalhou pela melhoria da educação, no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário