MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Padre Alessandro Fedele ou simplesmente Padre Sandro


                                                   Moema de Castro Alvim
 
 
Nasceu em Roma em 28 de julho de 1925 no seio de uma família de classe média alta, com apenas dois filhos; o primogênito escolheu cursar Medicina e Alessandro foi orientado a fazer o curso de Direito.

Família religiosa, vivendo a uns quinhentos metros do Vaticano, levou o então acadêmico de Direito para ingressar na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, professando seus votos solenes em 1@ de novembro de 1949 e ordenando-se sacerdote em 15 de julho de 1951, aos vinte e seis anos de idade.

Atendendo a um pedido de D. Afonso Maria Ungarelli, Prelado de Pinheiro, estado do Maranhão, que solicitara mais sacerdotes para ajudar nos trabalhos da Prelazia, a essa época acrescida de mais Paróquias, uma vez que o Seminário São José criado na cidade de Pinheiro não atendeu as expectativas, foi enviado, em 1955, o Pe. Sandro Fedele, que ao chegar iniciou os trabalhos como missionário, criando a Pia União das Filhas de Maria e a Legião de Maria.

No âmbito educacional, a vinda do Pe. Sandro foi providencial, não só para dirigir o então Ginásio Pinheirense, turma masculina, assim como professor de Latim e de Religião. Incentivou a prática de esportes como o basquetebol, voleibol, espiribol, salto com vara, como criou um pequeno grêmio para os rapazes e que funcionava no mezanino do Auditorium ainda em construção. Reunidos duas vezes por semana os jovens recebiam orientação espiritual enquanto disputavam partidas de pingue-pongue e pebolim.
No início da década de 1960 foi transferido para a Paróquia de Cândido Mendes, onde passou alguns anos, como vigário.
Em 1968, vai para o Rio de Janeiro, tornando-se Capelão do Convento Santa Teresa das Irmãs Carmelitas onde ficou durante três anos.
Desenvolvendo uma doutrina voltada para a contemplação, volta para a Itália, onde deixa a Ordem dos Missionários para ingressar na Ordem dos Cartuxos de São Bruno, uma das mais rigorosas da Igreja Católica, cujos membros são proibidos de falar. Dezoito anos depois, contrai um câncer na garganta, submetendo-se à retiradas das cordas vocais, deixando a Cartuxa e voltando para os Missionários.
No início da década de 1990 regressa a Pinheiro, porém limitado em suas ações, não tendo condições de pregar o Evangelho e nem lecionar, pois custava-lhe emitir a sua voz o que apenas o fazia com o auxílio de um laringófono.
Volta a São Paulo para acompanhar as Carmelitas Mensageiras do Espirito Santo, atendendo-as como Confessor e Diretor Espiritual.
Em 2003 funda os Irmãos Carmelitas com quem passa a viver, sendo nomeado Suuperior do Ramo recém-fundado em 2008.
O câncer, no entanto não lhe deu tréguas, minando a sua saúde e após anos de grande sofrimento, faleceu e, 18/7/2012, cercado pelos cuidados dos seus congregados, sem deixar de atendê-los como seu confessor e de celebrar a Santa Missa diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário