MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O MAMÃO NOSSO DO CAFÉ DE TODOS OS DIAS


Também não sou  alucinada por mamões, mas como todos os dias, não no café da manhã mas no almoço, ao lado de outras frutas como  manga, banana, melão. Na safra de tangerinas, jacas, atas  e sapotis, ele fica relegado a segundo plano. Pelo seu valor nutritivo e poder medicinal é uma das melhores frutas do mundo. Os nutricionistas recomendam em jejum, de manhã, pois satisfaz as exigências nutrimentais do organismo e limpa o aparelho digestivo.
Na minha casa, em Pinheiro, havia um só mamoeiro, nos fundos do quintal, mas a lembrança mais nítida sobre essa fruta remonta à época do meu pai, que invariavelmente recebia aos domingos de d. Zeca Peixoto, grandes e madurinhos mamões. Sistemático, metódico  e cheio de manias, ele não comia nada que não fosse  feito em casa, sob sua supervisão, mas ele confiava na amiga e deliciava-se com a fruta.
Também lembro quando o mano Aymoré antes de entrar para o Seminário Santo Antônio, mantinha uma capelinha, em casa, para celebrar suas missas, assistidas por primos e empregados de casa. As hóstias eram as cápsulas gelatinosas usadas em manipulação e o vinho subtraído da farmácia de papai, usado como veículo de certas formas farmacêuticas. Eu me encarregava da decoração do altar, renovando as flores e fazendo as velas. Estas eram obtidas derretendo-se estearina de restos de velas, conseguidas com nossa tia Cecé na Matriz de Santo Inácio. Após levar ao fogo e derretê-la punha dentro de um talo de mamoeiro, tendo o cuidado de colocar antes um barbante. Após secar, abria com uma faquinha para retirada da vela. Às vezes usava anilina para obter velas coloridas.
                                                 CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS

O mamão é o fruto do Carica papaya, planta da família das Caricáceas, originária da América Central e encontrada nativa em todas as regiões tropicais e sub-tropicais. O mamoeiro apresenta um tronco ereto, semi-herbáceo, fibro-esponjoso, oco, frágil e fácil de quebrar; geralmente único,  com 2 a 10m de altura, encimado por um capitel formado de folhas grandes, alternadas,  digitilobadas, com nervuras amareladas, sustentadas por um longo pecíolo, ocado e longo.
Suas flores brancas ou amareladas apresentam ovário com formato arredondado ou cilíndrico; podem ser: hermafroditas, isto é, com os dois sexos na mesma flor que produzem frutos alongados; masculinas, flores em hastes longas de até 1m de comprimento que produzem grãos de pólen que fecundam as flores femininas e hermafroditas; seus frutos são geralmente arredondados;  femininas que necessitam de plantas masculinas ou hermafroditas para que haja polinização, sem o que não há frutificação. As flores são cerosas, perfumadas, dando-se a floração entre nove e dez meses após o plantio. Suas raízes são  brancas e pouco abundantes.
O fruto, tipo baga, carnosa grande, indeiscente  nasce direto do tronco. Pode ser arredondado, cilíndrico, com polpa consistente, dura e sucosa, adocicada, aromática, entre amarelo pálido e vermelho; também salmão e alaranjada. Cada fruto pode ter até mil sementes alojadas na cavidade interna. A casca é fina, resistente, aderida à polpa, verde-escuro, passando, com a maturação, para amarelo ou alaranjado.
As espécies mais conhecidas são: o comum ou caipira com frutos bem grandes; o havaiano, pequenos com polpa vermelha e o formosa com tamanho médio e polpa avermelhada. O havaí  ou papaia, é precoce e produz o ano todo. Há referências  a espécies da Bahia e da Índia.
HISTÓRICO
Nativo da América Central, o mamão surgiu, provavelmente da fusão espontânea de outas espécies da região. Conhecida dos silvícolas que habitavam essas regiões foi referida pela primeira vez, por Cristóvão Colombo que a chamou fruta dos anjos
Ponce de León, conquistador espanhol que acompanhou Cristóvão Colombo na sua segunda viagem, após desembarcar na Flórida, descoberta e colonizada por ele, escreveu ao rei da Espanha, contando a sua  jornada da busca da lendária fonte da juventude, relatando que os índios envolviam a carne para assar com folhas de uma fruta que produz um delicioso melão.
No Maranhão foi descrita pela primeira vez por Frei Cristóvão de Lisboa, que aqui viveu entre 1624-35, que assim a descreveu: “o mamão é uma casta de árvore que dá um fruto a moda de marmelos grandes, mas é coateada como melão. A cor amarela dentro, com muita semente negra do tamanho de munição pequena redonda. Dela se faz conserva e se come; há alguns que não dão fruto senão por tempo largo, que dizem serem machos e que não havendo companheira, não dão fruto; tem cor branca e amarela, os machos dão flores compridas, as frutas são compridas e redondas.”
Também foi referida em Poranduba Maranhense, por Frei Francisco de N.Sra dos Prazeres Maranhão, em 1826, como  “planta do tamanho  da laranjeira, ramos grossos e poucos, âmago como da couve-flor; folha maior que a da vide e mais recortada, com o talo oco e muito comprido; flor branca. O fruto é  semelhante a um pequeno melão com uns carocinhos como grãos de chumbo, pretos e acres; na extremidade assemelha-se a peito de mulher, e por isso lhe chamam mamão; come-se e é laxativo. O mamoeiro macho dá flor em cacho, e algumas vezes três ou quatro mamões do tamanho de marmelo. Existem três castas: e quase todo ano tem fruto. O mamoeiro  assemelha-se muito a um grande malvaisco."
Os portugueses e espanhóis levaram-no para as Filipinas, Índia e África. No século XVII já era cultivado na maior parte das regiões tropicais e sub-tropicais do mundo.
O Brasil é um dos maiores exportadores  de mamão, principalmente a Bahia e o Espírito Santo, seguido pela Nigéria, India, México, indonésia, Congo, Peru, China e Colômbia. Foi introduzido nos EUA no século XX, sendo o Havaí o maior produtor. No México é conhecido pelo nome papaia.
No século XX foi introduzido nos EUA, sendo o Havai o maior produtor.
                                 VALOR ALIMENTÍCIO
O mamão é uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro, geralmente in natura. Rico em Vit. A., Vit. do complexo B (B1,B2), Vit. C e enzimas como a papaína que ajuda a digestibilidade das proteínas e licopeno, além de sais minerais (ferro, cálcio, fósforo, cobre). Também lipídios, carboidratos, proteínas, fibras e água. Pouco calórico; 100gr do fruto  fornecem apenas 32 kgcal.
Pode seu usado como suco, em saladas, purês, vitaminas, iogurte, mousses, pudins. Quando verde pode-se cortá-lo em tiras e fazer-se um doce delicioso, em calda, acrescentando coco ralado. Barras de cereal, cereais matinais, barras de frutas, chocolates, drageados, biscoitos, bolachas, chás. Também em cubos, granulado ou em pó.
Do tronco, pode ralar-se a polpa, rica em propriedades nutritivas,  podendo ser usada no fabrico de rapaduras.
                                        PROPRIEDADES MEDICINAIS


Restaura o equilíbrio  ácido-básico do organismo,  neutralizando a acidose. Recomendado em caso de diabetes, asma, icterícia, angina (cataplasma), sinusite, bronquite, rouquidão, graças à bromelina, enzima  que reduz o muco; depurativo e favorece o crescimento das crianças, pois ajuda na consolidação óssea.
Laxativa, previne o câncer de cólon, assim como o de mama, combatendo os radicais livres. Por ser fonte de fibras reduz o colesterol.
O leite do mamão verde é empregado para cicatrizar feridas. O látex das folhas é usado para eliminar verrugas e calos. Também para picadas de insetos.
As flores do mamão macho, cozidas com mel ajudam a curar a gripe.
As sementes são excelentes vermífugos, além de laxantes. Dez a quinze sementes previnem doenças hepáticas. Mastigadas em jejum ajudam no tratamento do câncer quando, após as refeições ingerir-se  umas dez sementes.
As frutas e as sementes são  excelentes diuréticos.
As raizes do mamoeiro, em decocção, são um tônico para os nervos e um remédio para as hemorragias renais.
Pesquisadores da OMS estão desenvolvendo pesquisas para resolver problemas de reprodução humana utilizando o mamão.
Recomendada em  caso de rejeição em transplante renal.
                                                 
                USOS  NA  INDÚSTRIA
Além do uso a indústria de alimentos, a papaína extraída do mamão, é usada na fabricação de cosméticos, para clarear a pele, eliminando manchas e rugas. Também na indústria têxtil, eliminação de gomas e como amaciante de carnes.

                                                                 CURIOSIDADES
Alguns pesquisadores aconselham a retirar o látex do fruto para apressar a sua maturação. Outros, no entanto, não aconselham a riscar a casca do mamão, pois extrai-se, assim, líquidos nutritivos  que melhoram o seu sabor.
No Estado de Santa Catarina, cuja capital Desterro mais tarde nomeada Florianópolis, em homenagem ao Marechal de Ferro Floriano Peixoto que debelou uma revolta dos moradores, fuzilando os revoltosos, foi inicialmente povoada pelos descendentes dos ilhéus açorianos, mantém até  os dias atuais o Boi de Mamão, brincadeira popular com danças e cantorias. Essa brincadeira foi referida, pela primeira vez, em 1840, com o nome de Boi de Pano; mais tarde a cabeça, foi substituída por um mamão verde, daí o nome. Atualmente a figura do boi lembra muito o nosso, entretanto, enquanto aqui no Maranhão, o Bumba-Boi conquistou as elites, em Florianópolis ficou restrita à zona rural, principalmente no litoral.  Assim como o nosso, baseia-se em um tema épico da morte e ressurreição do boi.


                                AGRADECIMENTOS.
Agradeço as informações sobre o Boi de Mamão, enviadas pela Sra. Luiza Helena Moraes Rego, maranhense e residente atualmente em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário