MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

VOCÊ GOSTA DE SERIGUELA?

É uma das frutas mais populares, eleita pelos ludovicenses, principalmente pelos frequentadores de praias. Gosto muito e a aprecio bem lavada e geladinha. A minha ligação com essa fruta começou quando já adulta, de volta ao Maranhão. Foi uma das agradáveis descobertas. Desde essa época tento cultivá-la em todos os sítios que possuí. De fácil plantio, feito por estacas, demora  entre dois e três anos para produzir. Eu, como alguns amigos sabem, sou” una donna mobile” e dificilmente fico com um imóvel por mais de dois anos, portanto, um pouco antes da frutificação. Plantei nos sítios de Ubatuba em São José de Ribamar, no Altos do Calhau e até na área de um condomínio que habitei no Jardim Eldorado. Na verdade não me empenhei  muito, pois no sítio do mano José Paulo, no Araçagi, há um pé que à época da safra fica carregadinho de belos frutos.
Conhecido em Botânica pela nomenclatura  Spondias  purpurata já foram descritas mais de 18 espécies do gênero. Nativa da América Central  e do Sul, expandiu-se por toda a região Nordeste do Brasil, principalmente no Maranhão, Piauí,  Alagoas, Bahia, onde os frutos são muito apreciados e a região do Cariri no Ceará,  maior produtor. É também cultivada no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo. No nosso continente,  encontra-se dispersa no México e no Caribe, onde é conhecida pelo nome de ciroela, ameixa da Espanha ou cajá vermelho. Ciroela deriva do Espanhol, que por sua vez é derivada do Latim, cereola, que significa superfície lisa, semelhante à cera. Atualmente vem sendo cultivada no sudeste da Ásia, onde produz frutos sem sementes.
É uma planta da família das Anacardiáceas, a mesma da manga e do caju, atingindo até 7m de altura, tronco retorcido, bastante ramificado com galhos que se desenvolvem rente ao solo. As folhas são lisas, compostas e possuem de 9 a 11 folíolos longos. A inflorescência é em cachos, com flores brancas e pequenas; em cada um vingam  2 a 3 frutos juntos. Estes são do tipo drupa, pequenos, ovalados, do tamanho de azeitonas, chegando a pesar 10g. Quando maduros adquirem uma cor  laranja-avermelhado ou amarelo-ouro, polpa macia e de sabor adocicado; caroço lenhoso, pesando 40% do peso da fruta. Ótima para bonsai.
                                             
                             VALOR  ALIMENTÍCIO

Rica em carboidratos, proteínas,  gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, fibra, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C. Apreciada tanto in natura, como sob a forma de polpa vendida em feiras e mercados, e  usada na preparação de sucos com ou sem leite, sorvete , picolé, licor, geleia, compota. Cem gramas da polpa fornecem 76 calorias. As pessoas que apreciam coquetéis conhecem a mistura de vodka e seriguela, conhecida por serigueloska ou como tira-gostos de outras bebidas alcoólicas. Na América Central é bastante apreciada  a “chicha”, bebida fermentada feita com essa fruta.

                         USOS EM MEDICINA POPULAR

Diurética, energética,  combate disenterias, espasmos, flatulência, febre; usada para aliviar queimaduras.
                 
A  SERIGUELA  NO FOLCLORE  NORDESTINO.

Como fruta popular e bastante apreciada pelos nordestinos é cantada em verso e prosa, fazendo parte do repertório da banda baiana Chiclete com Banana. Até a década de 1980 havia em Minas uma banda chamada Seriguela e Pitanga.
              Incluída no universo  onírico e usada para decifrar sonhos: vê-la madura entre a folhagem  vaticina um futuro próspero. Fruta verde significa esforços decepcionantes. Jovem comendo frutos verdes significa degradação ou perda de herança; madura, fortuna incerta e prazer. Como se constata, apesar de ser bastante apreciada na vida real, no mundo dos sonhos  comê-la é geralmente desfavorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário